A rede de fast fashion japonesa Uniqlo está explorando novos meios de fazer sucesso no mercado americano sem precisar investir em grandes lojas de varejo. Inicialmente, a Uniqlo vai lançar 10 máquinas de venda automática chamadas  “Uniqlo To Go” em aeroportos e shoppings em Nova York, Houston, Oakland e outras cidades para chamar a atenção dos consumidores e aumentar sua presença nos EUA com um custo menor do que seria necessário para estabelecer e operar uma loja física.

“Estamos tentando entender onde podemos ser mais bem sucedidos sem fazer um grande investimento em lojas físicas”, disse a chefe de marketing da Uniqlo nos EUA, Marisol Tamaro. Os “laboratórios de aprendizagem”, como Tamaro se referiu as máquinas, irão estocar apenas dois itens: Camisetas manga longa de retenção de calor HEATTECH e jaquetas leves. Oferecer apensa dois modelos significa vários tamanhos e cores disponíveis. Todas as compras feitas nas máquinas de venda automática saem em caixas compactas e latas, assim como lanches e refrigerante.

Foi-se o tempo em que as redes varejistas inundavam o mercado com grandes lojas, pois com o enorme crescimento do e-commerce e das redes sociais, centros comerciais e lojas de rua estão fechando devido a concorrência online. Ao estudar as suas tendências de vendas de e-commerce e tentando entender o seu crescimento no mercado americano, a Uniqlo descobriu que alguns de seus mercados que mais crescem em vendidas, como o Texas, não tem nenhum loja Uniqlo.

Os clientes estão procurando pelos produtos da Uniqlo e isso deu a empresa a confiança de que não precisavam de ter uma loja em cada cidade para atender a demanda. As máquinas Uniqlo To Go estão em sintonia com a estratégia da marca para aumentar a sua presença nos EUA, depois de planos anteriores fracassaram.

As máquinas apresentam uma tela sensível ao toque onde os clientes podem selecionar a camiseta manga longa e jaqueta em várias cores e tamanhos. As compras podem ser feitas através do cartão, e os itens podem ser devolvidos na loja ou através do correio como qualquer outra compra. A Uniqlo está experimentando um novo significado para o termo “fast fashion”.


Fonte: Stylo Urbano.