Fonte: Textile Industry

O desenho técnico, ou desenho plano de moda, é um ramo especializado do desenho, caracterizado pela sua normatização e pela apropriação que faz das regras da geometria descritiva e espacial para a construção da representação gráfica das vistas frontal, posterior e lateral das peças de vestuário.
É importante para o profissional que representa os produtos no desenho plano, entender das tecnologias e processos específicos da área, bem como a ilustração mais próxima do real para cada aviamento, costura ou detalhes de modelagem.

 


Por ser utilizado como base para no desenvolvimento de novos produtos, o desenho técnico é a ferramenta mais importante em um projeto de moda, por ser o meio de comunicação entre quem cria (o designer), quem compra e quem produz. Por isso, a completude das partes do desenho é fundamental para otimização do processo produtivo.

 

Para o desenhista técnico de moda, a roupa deve ser entendida como um objeto que repousa sobre o volume do corpo, obedecendo as suas formas e articulações. No desenvolvimento de seu trabalho, o profissional precisará lembrar que suas orientações servirão de base para a confecção da roupa e que esta, fora do corpo, é uma superfície plana, mas que ganha volume quando vestida, tornando-se tridimensional. Assim, além das medidas de altura, o desenho precisa reproduzir as reentrâncias e os relevos do corpo.

Os desenhos técnicos de produtos do vestuário feitos à mão são representados com caneta nanquim ou similar. Para uma maior clareza, propõe-se a utilização de três espessuras: 0.7 para contornos externos, 0.5 para pespontos largos e 0.2 para linhas auxiliares e costuras finas. Porém, na prática pode-se reduzir está regra a utilização de apenas duas espessuras de canetas de livre escolha: uma mais grossa para contornos e outra mais fina para os detalhes, como costuras. Para desenhos vetorizados, manter a mesma regra alterando a espessura das linhas.

A vetorização do desenho técnico pode ser feita em softwares não específicos, como o Corel Draw e o Adobe Illustrator, mas a Audaces oferece ao mercado a melhor opção em fashion software design, o AUDACES IDEA CREARE, um módulo que dispõe de ferramentas exclusivas para o desenho de moda estilizado e técnico com precisão e simetria. São ferramentas específicas voltadas para a criação de moda, que facilitam o desenho de moda estilizado e técnico e diminuem o tempo da criação. Essas ferramentas também têm o objetivo de aproximar o desenho de moda da versão real da peça, utilizando aplicações de efeitos que ilustram e orientam a produção.

O desenho técnico deve, ainda, ser feito sobre uma base que represente o corpo humano, o que proporcionará as proporções corretas da peça desenha. Para o desenho manual não se utiliza cor, porém o desenho técnico feito no computador (vetorizado) já aceita cores e detalhes como estampas e bordados devido a praticidade de se aplicar esses recursos.