MONICA RUF, 2016 / REPRODUÇÃO

O Museu Belas Artes de São Paulo recebe no próximo 03.04, às 19h, o lançamento do livro e da exposição “Moda Ilustrada”, que faz um apanhado geral da evolução do vestuário no Brasil desde a sua descoberta até a atualidade por meio de ilustrações como croquis, estampas, desenhos e pinturas.

A exposição com curadoria de Marcel Mariano é temporária e traz uma seleção de imagens da publicação, que levou cerca de um ano para ser finalizada e conta com textos de Maria Rita Alonso, prefácio de Ronaldo Fraga e colaboração de Marília Kodic, responsáveis por todo o processo de produção que vão desde as pesquisas e entrevistas às análises e curadoria, a fim de abordar mais de 500 anos de história da moda nacional.

O resultado é uma sequência ágil e vibrante das transformações radicais ocorridas na indumentária, todas elas devidamente contextualizadas, com o objetivo de oferecer um documento definitivo sobre a moda e a história dos costumes no Brasil”, comentam Marcel Mariano e Maria Rita Alonso. A pesquisa de ilustração é extensa e vai desdeJean-Baptiste Debret a Filipe Jardim, mostrando os pontos de virada do jeito de vestir do brasileiro.

Em 260 páginas, a obra traz 228 imagens e divide-se em quatro partes: “Raízes”, “Ruptura”, “Contracultura” e, por fim, “Era Digital”, com a contextualização do empreendedorismo no mercado de moda atual.

Lançamento do livro e da exposição “Moda Ilustrada” @ Museu Belas Artes de São Paulo

Data: 03.04, às 19h

Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, nº 90 – Vila Mariana – São Paulo/SP

Horário de visitação da mostra: segunda à sexta, das 10h às 20h; sábados, das 10h às 16h

Realização: Luste Editores

Fonte: FFW.